quarta-feira, 28 de julho de 2010

De uma Ideia ao Primeiro Trabalho

O Peripatéticos, grupo de pesquisa cênico-musical, surgiu ao final do ano de 2009 - mas especificamente no mês de outubro - através de uma ideia de se montar um grupo para a pesquisa de Teatro de Rua. Naquela ocasião era formado pela atriz Eliana Silva e pelos atores Samir Antunes e Charles Pinheiro. O intuito era ampliar o número de integrantes no grupo, mas, com o fim de ano se aproximando, não houve êxito nesta tentativa. O negócio era esperar o próximo ano para se concretizar então a sua formação.
Acontece que neste período de fim de ano havia sido mandado para a Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais 2009, um projeto - idealizado pela atriz Marizabel Pacheco - de adaptação, montagem e circulação da obra O Engenhoso Fidalgo don Quixote de la Mancha do escritor espanhol Miguel de Cervantes Saavedra, e para surpresa dos então integrantes, ao fim do mês de dezembro daquele ano chega a notícia de que o projeto havia sido aprovado na lei. Foi tudo uma alegria só. O ano de 2010 prometia.
Em meados de janeiro então, já com as férias terminadas, os membros se reúnem junto à atriz e produtora Iara Lage - convidada naquela época a fazer a produção do espetáculo - para começarem a captação de recursos e o processo de pesquisa e montagem do tão esperado espetáculo. O grupo precisava de mais um ator, dois músicos, além de um diretor e um dramaturgo. A falta de grana dificultava o interesse de tais profissionais para a empreitada, tornando o processo lento, mas a dedicação dos quatro integrantes não podia diminuir. O grupo resolve chamar para si a responsabilidade e começa a se dirigir e a transcriar a obra para a dramaturgia. Foram muitas leituras, filmes, relatórios e laboratórios para que se chegasse a uma base do que o espetáculo pretende se tornar. Até que no início do mês de julho se junta a eles o músico Elias Mendes, solucionando, em parte, a questão musical.
Neste momento o grupo ainda tenta a captação de recurso junto à alguma empresa e continua o processo de montagem do espetáculo Em Um Lugar de la Mancha.
É neste blog que será postado todo o material produzido e coletado para a produção do espetáculo até o seu resultado final. Esperamos que todos critiquem, comentem, ajudem e compartilhem conosco este momento tão especial.
Muita merda a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário