segunda-feira, 17 de novembro de 2014

IV MOSTRA DE TEATRO DE RUA DE ALFENAS/MG


Encerrando o ano de 2014 o Grupo Peripatéticos esteve presente na IV Mostra de Teatro de Rua de Alfenas onde estreou seu novo espetáculo, O Cachorro, baseado na obra O Mendigo ou o Cachorro Morto, do dramaturgo alemão Bertold Brecht. 
Confira como foi a apresentação e leia a entrevista feita com os atores e o diretor do espetáculo pelo portal O Melhor de Alfenas aqui.











sexta-feira, 7 de novembro de 2014

EM BUSCA DO CACHORRO



"Somos cães ou somos homens? Mas que grande confusão!"

Quando o Grupo Peripatéticos decidiu por adaptar a obra O Mendigo ou o Cachorro Morto, do dramaturgo alemão Bertold Brecht, não imaginava o quão desafiadora seria esta tarefa.
A princípio, o fato de ser um texto curto, com poucas personagens, era o que parecia de mais atrativo. "Montamos em uns três meses no máximo!", imaginamos. Doce ilusão. A imersão no teatro épico de Brecht, o distanciamento e a busca por uma dinamicidade em um texto denso a ser apresentado na rua, para um público diversificado foi o que fez estes "três meses" se transformarem em "oito".
Põe texto, tira texto; leva e traz objetos de cena (quem vai levar o skate hoje?); cria marcações, desfaz outras; desenvolve laboratórios, descobre personagens (qual cachorro você é?), busca energia, chama profissionais de fora para acrescentar uma terceira, quarta visão. "Vamos marcar um ensaio aberto?", "Sim", "Não", "Ainda precisamos rever algumas coisas". Mais ensaio. Sob sol e... quando chove não dá para ensaiar, o local é aberto. 
Para chegarmos aqui contamos com alguns colaboradores. O senhor José Miguel, que confeccionou o carrinho da artista, que chamamos carinhosamente de skate. O Guto, que sempre surgia para trazer uma luz à direção. E o Luiz Ernani? Um escritor talentoso que, generosamente, cedeu um de seus poemas para musicarmos e utilizarmos no espetáculo. Quantas conversas, via e-mail, acertando as burocracias para concessão dos direitos. Além da Juliana, a faz tudo do grupo. Só temos a agradecer. 
Mas agora é pra valer. Tá tudo pronto (assim esperamos). Agora é mostrar o trabalho, se divertir; divertir o público. Com as bençãos de Brecht, Dionísio e São Pedro (que vai deixar um tempo legal para a apresentação), vem aí O Cachorro.  

Abaixo, vocês podem conferir um pouco de como foi esse processo.










Ficha Técnica:

Elenco: Eliana Silva, Renato Ribeiro e Samir Antunes
Direção: Samir Antunes
Figurino: Renato Ribeiro
Adaptação: Samir Antunes
Música: Grupo Peripatéticos
Produção: Juliana Alves
Colaboradores: Guto Martins, José Miguel e Luiz Ernani

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

SEMANA DE OURO PRETO


No dia 07/07, o Grupo Peripatéticos se apresentou pela Semana de Ouro Preto.
O espetáculo Em Um Lugar de la Mancha divertiu a população ouropretana, além de turistas que vieram prestigiar a programação da Semana.
O local escolhido foi o histórico Largo Marília de Dirceu, onde está localizada a casa onde viveu Marília, a musa do inconfidente Tomás Antônio Gonzaga.
Confira algumas imagens desta mágica apresentação.









Fotografia: Cleimar Menezes

quinta-feira, 22 de maio de 2014

QUAL CÃO VOCÊ É?



"Um ancião índio norte-americano, certa vez, descreveu seus conflitos internos da seguinte maneira:
- Dentro de mim há dois cachorros. Um deles é cruel e mau. O outro é muito bom, e eles estão sempre brigando.
Quando lhe perguntaram qual cachorro ganhava a briga, o ancião parou, refletiu e respondeu:
- Aquele que eu alimento mais frequentemente."

(Texto atribuído a Paulo Coelho)

Cães e homens se confundem durante os séculos e formam uma das parcerias mais sólidas e puras que já se ouviu falar. Então por que a alguém sem escrúpulos e traiçoeiro é atribuída a alcunha de cachorro? O cachorro não é alguém fiel?
Homem cachorro ou cachorro homem? Qual deles você é? O homem cachorro, que é inescrupuloso e procura se aproveitar dos outros ou o cachorro homem, que como o animal, procura a fidelidade, vê a beleza das pequenas coisas ao seu redor e compartilha com os demais sem querer nada em troca. Qual destes dois você anda alimentando mais?
O Grupo Peripatéticos está mergulhando neste mundo canino e, quando lhe encontrar, vai querer saber sua resposta.
Fiquem ligados e não percam. Vem aí O Cachorro.